SOA & BPM


    1. Sob o ponto de vista tecnológico, SOA (Service-Oriented Architecture) ou Arquitetura Orientada a Serviços, possibilita o desacoplamento e a independência dos vários elementos de software, estruturais e funcionais, que uma empresa vai adquirir ou construir para suportar seu negócio, permitindo flexibilidade e agilidade muito interessantes tanto em relação a modificações nos elementos existentes quanto à troca de um ou mais deles.


    2. BPM (Business Process Management) ou Gestão de Processos de Negócio, por sua vez, possibilita a otimização na utilização dos serviços disponibilizados via SOA, gerenciando a relação entre eles sob uma ótica de processos de negócio. Com BPM ganha-se também muito em agilidade e flexibilidade, pois os BPMS possibilitam a rápida alteração dos processos automatizados, bem como a automação de novos processos, contribuindo para que uma empresa alcance seus objetivos estratégicos.

      A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e a Gestão de Processos de Negócio (BPM) estão intimamente relacionadas e juntas promovem a aproximação entre os profissionais de TI e Negócios, pois utilizam um dialeto comum. Enfim, BPM e SOA combinados são uma opção muito interessante para que a tecnologia esteja realmente a serviço do negócio e para que os processos automatizados possam acompanhar de maneira efetiva a incrível agilidade que os negócios demandam atualmente.